JESSE OWENS - 25/05/1936 - Atleta que enfrentou Adolfo Hitler
“Num tempo de segregação enraizada, ele não só desmentiu a teoria de raça superior de Hitler, mas também confirmou que a excelência individual, mais do que raça ou nacionalidade, distingue um homem de outro.”
Essa é a frase que melhor define Jesse Cleveland Owens, reconhecido históricamente como Jesse Owens. Owens nasceu no estado americano do Alabama e foi o sétimo filho de seus pais, Henry e Emma. Quando tinha nove anos de idade a família mudou para a cidade de Cleveland. Lá, uma de suas professoras teria feito confusão com o som das iniciais de seu nome – JC – e lhe chamou de Jesse, nome com o qual ficou conhecido. Na adolescência Owens demonstrava interesse e habilidade no atletismo. Esporte que o colocou diante do maior ditador de todos os tempos: Hitler.
Em 1936 realizou-se em Berlim os Jogos Olímpicos de Verão. Owens foi um dos atletas americanos a participar. O regime nazista propagava a idéia de superioridade da raça branca e esperava pela consagração dos atletas arianos. Mas não foi bem isso que aconteceu.
No dia 25 de maio de 1936, Owens iria competir e lutar, não somente por medalhas, mas por respeito e para desfazer as idéias absurdas de Hitler. Owens, atleta negro, conquistou quatro medalhas de ouro sendo que, no ano anterior, ele havia estabelecido três novos recordes mundiais e se igualado a outro em apenas 45 minutos. As vitórias de Owens aconteceram nos 100 metros rasos, 200 metros rasos, 4×100 metros rasos e no salto em distância.