domingo, 1 de abril de 2012



foto: arquivo família Silva
Adhemar Ferreira da Silva
Templo maior do atletismo mundial, a Finlândia realizou seus jogos com muita festa ainda que num momento em que não tinha entre seus patrícios nenhum grande nome na modalidade.
Se fosse possível traduzir para uma pessoa as palavras simpatia, carisma e humildade, esta pessoa seria Adhemar. Atleta já renomado, recordista mundial e personalidade esportiva conhecida por todos, Adhemar fez questão de aprender algumas palavras em finlandês antes de chegar a Helsinki, afinal "o mínimo que eu posso fazer para aqueles que me recebem tão bem é agradecer e retribuir em sua própria língua".
Adhemar estava em casa, tornou-se o queridinho da torcida e retribuiu à altura: no dia da final, em seus 6 saltos, quebrou seu antigo recorde mundial 4 vêzes protagonizando a mais espetacular prova de salto triplo de todos os tempos.
De Helsinki-52 a Melbourne-56, Adhemar jamais perdeu uma prova, contabilizando 40 vitórias consecutivas. Novamente arrebatou para si a torcida, desta vez a australiana e se tornou, pela elegância de seu salto, "Canguroo", o mascote.
Maior nome do atletismo nacional de todos os tempos, Adhemar está esquecido. O Brasil está perdendo a oportunidade de mostrar ao mundo o orgulho de ter Adhemar entre seus filhos. 
ModalidadeProvaSexoAnoPosiçãoAtletaPaís
Atletismosalto triploMasculino19521Adhemar Ferreira da SilvaBRA
Atletismosalto triploMasculino19561Adhemar Ferreira da SilvaBRA


Um dos atletas mais cobiçados nos anos de 1952 e 1956, um dos famosos desse período

Nenhum comentário:

Postar um comentário